top of page

Portuguesa é tema de debate no Museu do Futebol

  • Foto do escritor: Luana Reis
    Luana Reis
  • 17 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de ago. de 2018

Segunda edição do ‘Lusa - passado, presente e futuro’ tratará da crise do clube, receberá projetos e homenageará ídolos


ree
Foto: Divulgação Facebook

A Portuguesa entra em campo neste fim de semana, em casa, mas antes, a situação atual do clube - que está afundado em dívidas -, será tema de debate no auditório do Museu do Futebol, na manhã deste sábado (18). A segunda edição do “Lusa - passado, presente e futuro” terá a prosa encabeçada por membros da mídia setorista, receberá propostas da plateia para um possível ‘resgate’ do clube, e também contará com a exibição do filme ‘Ivair, o príncipe do futebol’, em homenagem ao craque.


Eliminada da Série D na última temporada e enfurnada em uma dívida multimilionária, conforme a reportagem da Veja mostrou, em julho, a Lusa tenta manter-se viva no cenário futebolístico brasileiro. Atualmente o time masculino está na disputa da Copa Paulista, e enfrenta o Ituano no domingo (19), no Canindé - após empate no duelo com o Juventus -, inclusive.


Em entrevista ao Acréscimos, o produtor multimídia e torcedor lusitano Cristiano Fukuyama, do Acervo da Bola - que organiza o evento em parceria com o Museu Histórico da Lusa -, afirmou que a ideia de realizar este diálogo é, além de expor os problemas que norteiam o clube atualmente, oferecer, mais uma vez, um site, um veículo para colher sugestões, ideias de projeto para trabalhar um possível “resgate da Lusa”.


“O objetivo do debate neste ano é dar voz às pessoas que acompanham o dia a dia do clube e a partir daí tentar tirar alguns possíveis caminhos e soluções, considerando a situação atual da Portuguesa. Além do que for abordado no auditório, a ideia é oferecer, como no ano passado, um site onde os participantes possam enviar sugestões e projetos”, contou.

Resgate no contexto resultadista


Perguntado sobre as esperanças acerca da recuperação do clube, Fukuyama afirmou que a conquista da Copa Paulista e o retorno à Série D, em 2019, podem ajudar o clube a atrair patrocinadores e, consequentemente, a torcida.

“A Portuguesa vive um momento de muitas incertezas e dentro do cenário atual é muito complicado prever uma recuperação no curto e médio prazo. É claro que o futebol é um termômetro do que pode acontecer, caso o time consiga vencer a Copa Paulista, e consequentemente a vaga na Série D em 2019, o clima positivo pode ajudar a atrair investidores e patrocinadores, a participação da torcida também aumente e por aí em diante. Caso não haja sucesso dentro de campo, aí só voltaremos para o Paulista A2 em 2019....começando tudo de novo”, concluiu.

A Lusa sob a ótica de quem a acompanha


A fim de discutir uma possível saída para o momento crítico pelo o qual um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro passa, membros da mídia setorista da Lusa vão encabeçar o diálogo. A prosa contará com Antonio Quintal, da Rádio Paixão Lusa, Gabriel Fernandes e Guilherme Assumpção, da web rádio Lusa, Lucas Ventura, do Netlusa, e Luiz Nascimento, do Globo Esporte, sob a mediação de Roberto Costa - quem também tocou a primeira edição do evento, no ano passado -, da Rádio Trianon.


Das boas lembranças


Além da discussão acerca do presente, da crise que se instaurou, e o que o coração lusitano pode esperar para o clube, o LPPF vai relembrar as glórias e os responsáveis pela grandeza da Lusa - sobretudo como formadora de craques.


Ivair, ex-atacante revelado no clube, será homenageado com a exibição do documentário ‘Ivair, o príncipe do futebol’, no aniversário dos 55 anos de principado, conforme destaque no evento do Facebook.


Como acompanhar?


O debate é neste sábado (18), das 9h00 às 13h00, no auditório do Museu do Futebol - localizado na Praça Charles Miller, em São Paulo - e é aberto ao público. O local comporta 174 assentos, além de quatro espaços para cadeirantes. Para quem não puder comparecer, é possível acompanhar a transmissão ao vivo, realizada pelo Museu, pelo Facebook e YouTube.

Comentários


©2018 by Acréscimos.

bottom of page